Criança e consciência ecológica


A crise hídrica é pauta em todos os meios de comunicação. Muito se fala em preservação ambiental.Pouca é a ênfase, porém, dada a esse tema em muitos dos livros infantis ou em campanhas educativas eficazes direcionadas às crianças. O fato é que, se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência ecológica desde cedo.
 
Alguns autores sensíveis a essa causa apontam o caminho para que possamos infundir em nossos pimpolhos uma consciência aguçada para a necessidade de conservação e preservação dos nossos recursos naturais. O consagradíssimo José Saramago é um deles.

No livro  "A maior flor do mundo", o  escritor português encadeia uma narrativa na qual ele se transforma em personagem e conta a história de um menino que mora na cidade e vai até o fim do mundo para salvar uma flor que está para morrer.

A obra é uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e ao devastamento das vidas, não apenas das flores.  "A maior flor do mundo" é uma magnífica história para crianças de todas as idades.O menino inicia uma missão de salvamento, fechando as mãos em concha e indo e vindo entre o rio e a encosta para, pingo a pingo, regar a pequena flor.


De murcha e caída, a flor passa a grande e colorida, servindo até de sombra para o menino, estafado, adormecer. A história do menino que salva a flor tem, na primeira edição da Porto Editora, as suas ilustrações originais criadas por João Caetano. O ilustrador, de origem moçambicana, recebeu em 2001 o Prêmio Nacional de Ilustração pelo seu trabalho.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL