Uma seleção de livros para ensinar seu filho a lidar e a respeitar as diferenças

Os livros que lemos ajudam a formar o nosso repertório e a entendermos melhor o mundo. Se para os crescidos isso já é muito marcante, quem dirá para as crianças! É também por meio das histórias que elas entendem o que é certo e errado, o que pode e não pode e quais são as diferentes maneiras de viver no mundo.

São muitos os temas que as crianças podem compreender melhor por meio da leitura adequada para sua idade, e a educação para a igualdade de gênero é um deles. A igualdade entre homens e mulheres é uma tarefa que deve começar em casa. Crianças que aprendem que meninos e meninas devem ter direitos, deveres e oportunidades iguais serão adultos que saberão respeitar o outro, independentemente do fato de ser homem ou mulher.

Pensando nisso, o Educar para Crescer fez uma lista de livros em que os personagens são um pouco diferentes do que estamos acostumados a ver na maioria das histórias. São meninas que além de brincar de boneca, jogam futebol; meninos que choram e que também brincam de boneca; pais que carregam os filhos e cuidam deles com toooodo carinho.

 São famílias com só uma mãe, só com um pai, ou com dois pais ou duas mães. São livros que mostram para os pequenos como as famílias e as pessoas podem ser as mais diversas, sem se prender a um único padrão. Afinal, seres humanos são diferentes e não cabem em caixinhas cheias de rótulos. E os livros abaixo são ideais caso você queira ensinar isso ao seus filhos:

Peppa: meu papai
Autor: Mark Baker e Neville Astley
Tradução: Mark Baker e Neville Astley
Editora: Salamandra

Quem não adora as histórias da porquinha Peppa? Nesse livro, ela nos conta como é o seu pai, um porquinho muito atrapalhado, mas que dá muito carinho e amor para a Peppa e seu irmão.




Palavra de filho
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrações: Flávio Vargas
Editora: Brasil

Nesta história, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicar e principalmente em falar de sentimentos e emoções. A solução que o filho enxerga é começar a escrever cartas ao pai, que transformam a relação dos dois, aproximando-os cada vez mais através da palavra, modificando e intensificando as relações familiares.



O senhor Cavalo Marinho
Autor: Eric Carle
Tradução:Gabriela Rocha Alves
Editora: Kalandraka

Você sabia que em várias espécies do mundo marinho, quem cuida dos ovos que darão origem aos filhotes é o pai? Por estranho que pareça, isto é verdade, e é essa a história desta obra, através do ponto de vista e do percurso do Sr. Cavalo-Marinho. E além da história, o livro ainda é feito com materiais que simulam as algas e outros elementos do fundo do mar!



Até as princesas soltam pum

Autor: Ilan Brenman e Ionit Zilberman
Editora: Brinque Book

Esta obra conta a história do dia em que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia. O livro convida os pequenos leitores a descobrirem que segredo é este.

Fonte: Educar para crescer/Editora Abril


Um comentário :

  1. Que legal esse blog. O blog de vocês está lindo, meninas. Parabéns!

    ResponderExcluir

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL