20 de outubro: Dia do Poeta

Embora o MEU CATAVENTO COLORIDO seja um blog sobre crianças, nós não podíamos deixar de parabenizar os poetas que hoje, dia 20 de outubro, celebram o dia deles.

Com alegria, e às vezes com nostalgia, os poetas e as poetisas fazem o nosso mundo mais cheio de cores. Com os seus escritos, eles nos permitem viajar para mundos distantes, ou para dentro de nós mesmo. Então, poetas e poetisas, sintam-se parabenizados e abraçados pela equipe do MEU CATAVENTO COLORIDO!

Aproveitando, escolhemos um poema do grande poeta Fernando Pessoa:

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só as que ele não tem.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Você sabia?

O dia 20 de outubro foi escolhido pelos poetas brasileiros como o Dia do Poeta por um motivo especial: nessa data, no ano de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro, Paulo Menotti Del Piccha. Contudo, o Dia Nacional do Poeta é comemorado extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficializa o dia 20 de outubro como dedicado a eles.

Se o Dia do Poeta é comemorado em 20 de outubro, o Dia da Poesia é festejado em 14 de março. A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento do poeta brasileiro Castro Alves (14 de março de 1847).




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL