É cada vez mais precoce o desejo de pintar as unhas. Muitas mães possuem a dúvida se podem ou não satisfazer o desejo da filha e quais os esmaltes são liberados para uso em suas mocinhas!!! Segundo o site da ANVISA: “Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos.
Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral.
O rótulo deve possuir orientações e advertências de Porém, apesar de muitas crianças usarem os esmaltes convencionais, o ideal é usar os esmaltes apropriados para esta faixa etária já que obedecem aos critérios da ANVISA e com isso apresentam menor risco de causar alergias ou irritações, saem facilmente, evitando expor sua criança ao uso de acetona e removedores, e por, geralmente, possuírem um gosto um pouco amargo, diminuem o risco da criança ingerir o esmalte!!!
Os esmaltes hipoalergênicos apesar de possuírem um menor potencial de causar alergias por não conterem substancias conhecidamente sensibilizantes (como por exemplo: tolueno), são feitos à base de solvente, assim como nos esmaltes convencionais e só saem com acetona ou removedores, logo não preenchem os critérios dos esmaltes infantis. Sendo assim, mamães, prestem atenção ao produzirem suas mocinhas! Saúde em primeiro lugar.
Eu conheço várias mães que pintam ou deixam as filhas pequenas pintarem as unhas. Viram só? Olhem aí!
ResponderExcluir