Vamos brincar de "cipózinho queimado"?

Quem já brincou de cipózinho queimado? Então, é hora de ensinar para as crianças! Essa brincadeira é super fácil e até as menores (3 ou 4 anos) conseguem participar. Para iniciar é necessário apenas um cipó, que pode ser substituído por um lenço ou um pedaço de pano.

As crianças sentam em círculo, menos uma, que é aquela que vai, pelo lado de fora da roda, segurando o cipó no ritmo da música.

Todas as que estão sentadas cantam, de olhos fechados: “Cipózinho queimado, vale dois cruzados, quem olhar pra trás leva chicotada”.

A criança que está fora da roda coloca o cipózinho atrás de alguma que esteja sentada no chão. Quando esta perceber que o cipó está atrás dela, ela deve pegar e sair correndo atrás daquela que o colocou (pega-pega). Ao tocar na criança que colocou o cipó, esta sai da brincadeira. Caso a criança seja mais rápida, ela deve correr e sentar no lugar da que levantou, e então ela continua no jogo.

A que sobrou com o cipó (que correu atrás da amiguinha ou do amiguinho) continua a brincadeira, pulando e dançando atrás das outras crianças – que cantam novamente - para colocar o cipó.

Uma observação importante: a brincadeira chama-se "cipózinho queimado", mas não é para as crianças baterem umas nas outras com o cipó. O cipó serve apenas para marcar a escolha (já que as criança deve escolher quem vai correr atrás dela). Muito cuidado quando for ensinar essa brincadeira, sempre lembrando que não devemos machucar ninguém!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL