Brincar com terra faz bem à saúde

Infelizmente o crescimento acelerado das grandes cidades vem trazendo mudanças negativas na vida das crianças. Enquanto há 20 anos era frequente encontrarmos casas com quintal, hoje o que vemos são apartamentos em condomínios que parecem mais clubes: espaços separados por grades, piscinas, quadras, brinquedoteca, salão de jogos... mas nada de terra, o que torna o contato com a natureza cada vez mais raro.

Isso mesmo! Quem foi criança até os anos 1990, ou quem ainda mora em bairros que mais parecem interior sabe muito bem do que estamos falando. Brincar na terra, além de ser muito divertido, é também saudável: fortalece a imunidade! 

Uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Inglaterra, comprovou que uma bactéria pode ajudar na produção da serotonina (substância responsável pelo bem-estar) e ela está justamente na terra. Com o nome de Mycobacterium Vaccae, a bactéria tem ação semelhante aos antidepressivos e ajuda a aumentar as taxas de serotonina e a diminuir a ansiedade.

Se você tem um quintal, ou pelo menos um espaço mínimo de terra, não tenha receio de deixar o seu pimpolho brincar. Dê a ele a possibilidade de cavar, pegar minhocas (eu fazia muito isso!), se sujar de lama, regar as plantas, tocar nas flores.

Bom, se você mora em casa, mas não tem um quintal, não se preocupe! Você pode aproveitar e fazer um canteiro, deixando as crianças mexerem com a terra e até te ajudarem a plantar as mudinhas. Será uma ótima oportunidade para deixá-los em contato com a natureza.

Agora, caso o seu espaço seja ainda mais limitado, como um apartamento, também não se preocupe! Em Salvador existem parques, como o de Pituaçu e o da Cidade, onde os pequeninos podem aproveitar para correr (e sim!) se sujar na terra.

Ah, mas não esqueça: é na infância que se aprende as maiores lições para levar pelo resto da vida e aprender a respeitar a natureza é uma delas. Contudo, oriente as crianças a lavarem as mãos depois de brincarem na terra, especialmente se forem consumir algum alimento :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL