Faróis: uma aventura na história

Uma aventura na história. É essa a dica de passeio que o Catavento traz hoje para papais e filhinhos. A ideia é proporcionar um mergulho divertido na história dos principais faróis soteropolitanos. Sim, nos faróis. 
No passado, em suas aventuras marítimas, os navegantes precisavam de referência em terra para que pudessem retornar com segurança. Ao anoitecer, era preciso se guiar pela costa cheia de perigos.
A solução encontrada foi acender fogueiras em rochas altas. Para proteger contra possíveis acidentes, passaram a ser erguidas paredes e tetos de pedra ao redor, surgindo, desse modo, os faróis. 
Em Salvador, esses faróis carregam muito da história da cidade e do Brasil, além de serem lugares belíssimos, com vistas incríveis para a cidade.
O Forte de Santo Antônio da Barra, nosso velho conhecido Farol da Barra, é um deles. Vocês só vão lá por conta da praia? É um belo motivo. Mas vocês sabiam que há um museu no local? Então, reúnam a criançada, convoquem os amiguinhos e entrem nesta aventura de conhecimento e diversão!

Abaixo, selecionamos 4 dos principais faróis soteropolitanos, para vocês conhecerem, visitarem e saberem mais da nossa história. Aproveitem! Ah, depois nos contem aqui no blog o que acharam!
Forte de São Pedro
O Forte de São Pedro, localizado no bairro de Campo Grande, em Salvador, foi erguido no século XVII pelos holandeses para a implantação de uma fortificação. O horário de funcionamento é de segunda à quinta das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30; às sextas das 08h às 11h30.  Para visitar o local, é preciso marcar com antecedência.
Forte do Monte Serrat
O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat localiza-se em posição dominante na ponta de Monte Serrat, limite Norte da cidade de Salvador à época do Brasil Colônia, atual rua da Boa Viagem. Um pouco isolado da área turística, tem belíssima vista para a Baía de Todos os Santos. Funciona das 08h às 20h.
Forte de Santo Antonio da Barra
O Forte de Santo Antônio da Barra localiza-se na ponta do Padrão, atual Largo do Farol da Barra. O Museu do local funciona de terça a domingo, das 08h30 às 19h (todos os dias em janeiro e julho). Os ingressos custam R$ 10 (inteira); R$ 5 (estudantes, professores e idosos, e grupos escolares); grátis (menores de 7 anos e deficientes físicos).
Forte de São Marcelo
O Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 23 de maio de 1938. O forte fica em frente ao cais e ao Mercado Modelo. Destaca-se por se encontrar dentro das águas e por ser o único de planta circular no país. Funciona das 08h às 20h.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL