Instrumentos musicais construídos na Escola de Irmã Dulce beneficiarão crianças

A obra não pode parar. Parece clichê, mas é a mais pura verdade, especialmente quando se reflete sobre a necessidade de formação das crianças. Diante disso, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) - e o NEOJIBA inauguraram, em Simões Filho, o Atelier Lutheria de Plástico, com o objetivo de dar um novo sentido à vida de meninos e meninas não apenas em Simões Filho, mas em toda a Bahia.

Com o atelier serão fabricados instrumentos musicais, como instrumentos sinfônicos de cordas, violoncelos e contrabaixos a partir de canos de PVC. Esses instrumentos serão a porta de entrada para inúmeras crianças e adolescentes que desejam mergulhar no mundo da música.

Com este espaço, o projeto Orquestra Plástica passa a ter dois ateliês em funcionamento no Estado (o outro se encontra em Angical). A iniciativa prevê a integração de atividades de formação musical do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO).

Mas, como funciona?

O atelier vai acolher parte das ações previstas na segunda etapa do Orquestra Plástica do NEOJIBA, projeto que articula, por meio da música, os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva. Os “luthiers” do NEOJIBA trabalham com a pesquisa e o aprimoramento de técnica de construção de instrumentos sinfônicos a partir da matéria-prima do plástico, sob a orientação do luthier suíço Andre-Marc Huwyler.

De acordo com o diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, a proposta central visa promover a acessibilidade à formação musical. “Os instrumentos que serão produzidos em Simões Filho serão usados para as atividades de iniciação musical nos nossos núcleos e no projeto NEOJIBA nos Bairros. Será uma oportunidade para oferecer a mais crianças acesso a instrumentos musicais”, ressalta o maestro.

A meta, nesta segunda etapa que será realizada já em Simões Filho, é produzir 120 instrumentos. Vale destacar que os instrumentos feitos com cano PVC têm maior durabilidade em decorrência da resistência à umidade, maior resistência a impactos físicos e menor custo de manutenção. Além de serem fabricados com matéria-prima reutilizável.

Iniciativas como essa, que beneficiam crianças e adolescentes, precisam e devem ser divulgadas!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL