Qual a quantidade de sal que pode ser consumida por bebês de até 1 ano?

Oferecer alimentos saudáveis às crianças nos primeiros anos de vida é fundamental para que elas cresçam com saúde. Embora os pediatras recomendem que os bebês se alimentem apenas de leite materno até os seis meses, é comum escutar de mamães que com três ou quatro meses elas começaram a inserir outros tipos de alimentos, como chás e papinhas. A desculpa é sempre a mesma: “meu bebê chorava com fome. Apenas o leite materno não o sustentava”.

Está bem. Existem casos e casos. Mas a alimentação é algo que não se pode descuidar. Você que é mamãe já procurou saber qual a quantidade exata de sal que um bebê, com idade até 1 ano, pode consumir? Pois é, se você começou a dar papinha para o seu filho antes do momento recomendado pelos médicos, fique atenta.

Lógico que o sal moderadamente não faz mal, é necessário para o corpo humano e a falta dele pode causar inúmeros problemas ao organismo. Mas se a quantidade ingerida é elevada... aí também está um grande problema.

Mas, como saber a quantidade correta? A partir dos seis meses de idade – momento em que outros tipos de alimentos começam a ser introduzidos – deve-se levar em consideração o peso da criança. Aquelas com idades entre 6 e 11 meses (que pesam entre 8kg e 11kg) devem ingerir cerca de 200 miligramas de sal por dia, quantidade encontrada facilmente em 400 ml de leite materno (sim, o leite materno contém sal!), em um biscoito, ou em um pedaço de carne. Já aquelas crianças que pesam um pouco mais (entre 12kg e 15kg) devem ingerir cerca de 260 miligramas de sódio por dia.

Já falamos acima, mas é sempre é importante lembrar que até os seis meses a criança deve apenas ser alimentada de leite materno. A partir dessa idade o paladar dos pequenos começa a se adaptar aos alimentos que são introduzidos na dieta. Se a mamãe coloca muito sal, isso poderá acostumá-los a uma alimentação salgada, o que tornará mais difícil fazer com que eles se alimentam quando a comida tiver menos sal. Além disso, o excesso de sal pode prejudicar os rins do bebê.

Dicas: como os bebês necessitam de pouquíssimo sal, ao começar a introduzir outros alimentos, como sopas e papinhas, tente não acrescentar sal. O sal contido nas verduras, legumes e frutas já é suficiente; e nunca dê aos pequenos comidas industrializadas feitas para os adultos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL