Uma estória ecológica

Uma versão ecológica da famosa estória do “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau” cujo objetivo é desmascarar o medo que as estórias infantis criam da natureza, é a nossa dica de leitura. Geralmente, a floresta é vista como um lugar perigoso, onde os bichos estão por lá espreitando a chegada de uma criancinha para abocanhar.

Para ajudar a desmistificar este medo, o cartunista e artista ambiental Paulo Serra criou uma versão na qual o objetivo foi tentar minimizar estes falsos conceitos que nos foram transmitidos, e que ainda persistem na infância atual, ou seja, o medo dos animais e da floresta.

Assim, o lobo mau da estorinha não engoliu a vovozinha. O lobo de Paulo Serra passou a fazer companhia à vovozinha e é o defensor do sítio que constantemente era invadido por caçadores.

 Em entrevista concedida ao nosso blog, o cartunista fala um pouco sobre a concepção do projeto.

MC: Como surgiu a ideia de desconstruir a estória do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau?

PS: Este projeto foi inspirado numa palestra no final da década de 70 dada pelo professor mineiro Ângelo Barbosa Machado que criticava a versão original dos bichos e da floresta perigosa. Daí veio minha inspiração e a primeira edição foi em 1988 produzida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

MC: Outras estórias foram desmistificadas por você neste sentido?

PS: Por enquanto só fiz esta. Quando o livro virou peça de teatro, e foi encenado pelo grupo Bem-me quer no teatro Nazaré, a revista Veja-Bahia fez uma crítica interessante que quase me inspirei também. Disseram que depois deste livro, só faltava agora lançarem os Três Porquinhos sem Colesterol!

MC: Você acha que estórias, cantigas e desenhos podem afetar mesmo o pensamento da criança e moldar ou influenciar sua personalidade?

PS: Acredito sim! Tanto é que eu e minha companheira fizemos várias versões de músicas infantis, inspirados na ideia do "Não atire o pau no gato". Achamos algumas músicas do cenário popular infantil muito trágicas, cheias de negativismo. Outro exemplo é a música: "Se a canoa não virar, virou foi por causa de fulano que não soube remar". Imagine o sentimento de culpa que esta criança citada na canção vai carregar para o resto da vida!? Precisamos passar para as crianças bons sentimentos de paz, amor, solidariedade e outros tantos carentes no Brasil como, honestidade, verdade e justiça.


Por amar a natureza e os animais
Chapeuzinho Verde salvou o lobo,
A vovó educou os caçadores
Que viraram também educadores
O lobo voltou  a viver na natureza
E os campos as cidades e o mundo
Voltaram a viver em paz” (Trecho de Chapeuzinho Verde e o Lobo).

*Para entrar em contato com o artista, acessem: www.facebook.com/paulo.serra





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL