Vamos fazer um livro?

Aqui no blog já demos dicas de vários tipos de livros para a criançada. Livro convencional, livro pop-up, livro interativo, ufa...são muitas as possibilidades. Hoje, a sugestão é que você mesmo faça um livrinho.

Isso! Você mesmo confecciona diferentes exemplares usando feltro, botões e apliques.
Não precisa nem de máquina de costura. As páginas podem ser coladas ou costuradas a mão.  

O livro de pano já existe no mercado editorial há pelo menos 30 anos. No início, a maioria tinha como enredo os contos de fadas. Atualmente eles são mais voltados para os bebês, por causa da maciez e da resistência.

Mas não são somente os bebês que vão se amarrar neste tipo de livrinho, crianças maiores também serão atraídas por este tipo de “publicação”. E, com sua ajuda, elas também podem confeccionar seus próprios livros.

Em escolinhas e creches, além de estimular a criatividade, eles são usados, por exemplo, para desenvolver o tato, se as páginas tiverem diferentes texturas. Então, aproveite o fim de semana e mergulhe nesta arte que proporcionará prazer para vocês e seus filhotes!

O que preciso?

1 pedaço de feltro cor de laranja com 42,5 por 22,5 centímetros 

2 pedaços de feltro amarelo: 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado 

2 pedaços de feltro rosa: 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado 

3 pedaços de feltro azul: 1 com 40 por 20 centímetros, 1 com 14 centímetros de lado e 1 com 13 por 5 centímetros 

Retalhos de feltro de diversas cores 

Apliques variados 

Botões coloridos 

 Velcro 

Agulha e linhas para bordar de diversas cores 

 Alfinetes 

Tinta relevo preta, vermelha e amarela 

Cola para tecido 

Tesoura 

Como fazer?

Planeje as páginas e recorte em feltro os cenários de floresta, praia e cidade. Coloque na horizontal o tecido azul com 40 por 20 centímetros e imagine uma divisão central. À direita, monte o cenário da floresta. Do lado esquerdo, ponha o feltro de 14 centímetros. Ele funcionará como bolso. Alfinete tudo e alinhave com a linha de bordar. Depois, retire os alfinetes. 
Fixe os apliques na página usando os botões, a cola para tecido e o velcro (que permite trocar personagens). Vários deles podem ficar guardados no bolso. Outra opção versátil é deixar um aplique pendurado por um pedaço de linha. Nesta página do exemplo, o macaco vai de um lado para o outro ou se esconde no bolso. 

Para compor as páginas que mostram os cenários da praia e da cidade, repita os procedimentos anteriores, colocando diferentes elementos. Os peixes e os coqueiros são apliques e as janelas dos edifícios e as faixas da rua na cidade foram feitas com tinta relevo.

Dobre as três páginas ao meio e coloque uma sobre a outra. Cubra-as com o pedaço de feltro laranja e faça um alinhavo do lado esquerdo unindo todas elas. Decore o tecido azul de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. Assim fica fácil para o leitor identificar o tema do livro. 

Cole a contracapa do livro nas costas da primeira página. Depois, as costas da segunda página no verso da terceira e assim por diante até unir todas


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL