Quem tem criança recém-nascida - ou quem em breve terá uma - deve ter várias dúvidas (claro!). Uma dessas dúvidas que passa pela cabeça das mamães de primeira viagem é sobre as unhas. Como e quando começar a cortá-las?
A primeira coisa que você deve saber é que deve evitar cortar as unhas do bebê nos primeiros dias de vida. Nesse período elas são tão frágeis que qualquer coisa pode ocasionar um ferimento, o que pode gerar muitas outras coisas, como uma infecção.
Com o passar dos dias você vai perceber que as unhas começarão a ficar mais rígidas e o excesso, muitas vezes, pode ser aparado com a própria mão da mamãe. Com jeitinho, passe os dedos sobre as pontinhas das unhas. Elas poderão sair facilmente.
Quando ele já estiver maiorzinho e já for possível cortar, de fato, você pode utilizar uma tesourinha ou um cortador próprio para unhas de bebês. Para cortar, veja se é possível fazer com ele dormindo, ou então, caso ele esteja acordado, com a ajuda de outro adulto.
Agora é só pressionar o dedinho para baixo e segurar firme a mãozinha do seu filho, evitando que ele se mexa e se machuque.
Uma observação importante: alguns adultos preferem "roer" as unhas das crianças nos primeiros dias de vida. Evite fazer isso, pois germes que estão na sua boca podem passar para os dedinhos do bebê e qualquer machucado, por menor que seja, pode causar uma infecção.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário