Em um bebê com cólica, você pode notar o seguinte: crises de choro intenso, sendo muito difícil de acalmá-lo; ele encolhe as perninhas, arqueia as costas para trás e, enquanto chora, se estica e espreme-se; ele solta alguns puns quando chora.
Pois é, essas são as principais características de um bebê que está sofrendo de cólicas. Além de serem mais comuns em pimpolhos com até 5 meses, a cólica normalmente ataca entre o fim da tarde e a noite. Alguns bebês sentem, inclusive, dificuldade para mamar quando está com cólica.
Apesar de ter diversas causas, o alento para as mamães é que a cólica não é grave, não é uma doença e costuma ir melhorando com o passar dos meses de vida. Para tentar aliviar, além de procurar um médico, você pode tentar aplicar aquelas "técnicas" já conhecidas por nossas avós:
- Se você está amamentando, tente fazer uma mudança na sua alimentação e evite alguns alimentos que causam gases em você, como leite, chocolate, feijão, brócolis e repolho;
- Segure o bebê no colo, bem apertadinho. Você pode fazer isso com a ajuda de uma manta;
- Tente colocar o bebê em um ambiente sem muitos estímulos, com pouco barulho e pouca luz. O bebê chora menos quando está em pouco movimento;
- Você pode fazer uma massagem suave na barriguinha do bebê;
- Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada;
- Se o bebê toma mamadeira, verifique se ele não está engolindo o ar.
Nenhum comentário :
Postar um comentário