Entrevista: criança pode ser vegetariana?

Quando o papai e a mamãe são vegetarianos, chega um momento que bate aquela dúvida: será que não está na hora de inserir um regime alimentar baseado em vegetais na vida do meu filho? Dúvida cruel, não é mesmo?!
Pensando nisso, o Meu Catavento Colorido preparou uma entrevista com a gastropediatra e nutricionista infantil, Dra. Kátia Baptista. Confira!

Meu Catavento Colorido - Criança pode ser vegetariana?

Dra. Kátia Baptista – Sim. A criança pode ser vegetariana por opção própria ou de seus pais. O ideal é só iniciar a dieta vegetariana após os dois anos de idade, pois é o período em que se dá o maior crescimento cerebral. Caso seja optado por iniciar o vegetarianismo depois desta idade, o ideal é não fazer o veganismo, tentar o ovolactovegetariano.

Meu Catevento Colorido - Quais são os benefícios de uma alimentação exclusivamente vegetariana para as crianças?

Dra. Kátia Baptista – Os mesmos que esta alimentação teria para um adulto, com as ressalvas feitas com relação às necessidades nutricionais da própria criança.

Meu Catavento Colorido - Embora possa trazer benefícios, uma alimentação vegetariana pode ocasionar deficiências nutricionais? Quais?

Dra. Kátia Baptista – Pode acarretar algumas como anemia crônica, deficiência de zinco, vitamina B12, ácido fólico, vitamina D e vitamina C.

Dra. Kátia Baptista - Foto: arquivo pessoal
Meu Catavento Colorido - Geralmente os pais que desejam que os filhos sejam vegetarianos já possuem esse hábito alimentar. Antes de inserir esse tipo de dieta na alimentação das crianças, quais devem ser os cuidados?

Dra. Kátia Baptista – Devemos ter em mente a restrição que será submetida a criança e procurar um acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista infantil para que seja melhor avaliada e conduzida a dieta, a fim de que não se tenha as carências nutricionais.

Meu Catavento Colorido - Existe alguma ressalva nutricional para este tipo de dieta?


Dra. Kátia Baptista – Deve ser sempre realizada uma orientação nutricional adequada, tanto em termos de calorias quanto em adequação nutricional dos oligoelementos (ferro, zinco, vitaminas) e dos macronutrientes (proteínas e gorduras).


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL