Entrevista: nutripediatra fala sobre a inserção de alimentos nos primeiros meses de vida


Para crescerem fortes e saudáveis as crianças precisam se alimentar bem, não é? E a alimentação é uma preocupação na vida das mamães, especialmente daquelas que ainda não têm certeza sobre qual é o momento ideal para inserir novos alimentos na dieta das crianças.

Pensando nisso, e diante de um pedido de uma mamãe que nos acompanha – Carol Nogueira -, o Meu Catavento Colorido entrevistou a nutripediatra Micheane Alves. Confira!

Meu Catavento Colorido - Qual é o momento ideal para inserir outros tipos de alimentos, como leite artificial, na alimentação das crianças?

Micheane Alves - A OMS [Organização Mundial de Saúde] preconiza que o aleitamento materno exclusivo deve ser até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais. No caso do Leite Artificial [LA], vai depender do caso de cada criança. É preciso avaliar com o pediatra e nutricionista para indicação das fórmulas.

Meu Catavento Colorido - Quais podem ser os benefícios da inserção de alimentos antes dos seis meses de vida?

Micheane Alves - Antes dos seis meses não deve ser introduzido nenhum tipo de alimento, somente o Aleitamento Materno Exclusivo [AME]. A introdução precoce pode acarretar alguns probleminhas. Antes dos seis meses, o sistema digestório do bebê ainda é imaturo e não tem capacidade suficiente para digerir algumas proteínas, podendo causar alguma sensibilidade/alergia a algumas proteínas. Mesmo os bebês em aleitamento materno exclusivo ou em aleitamento artificial ou misto, o ideal é que inicie a alimentação complementar aos seis meses.

Micheane Alves é nutripediatra - Foto: arquivo pessoal
Meu Catavento Colorido - De que forma os alimentos introduzidos nos primeiros meses de vida podem interferir no crescimento das crianças?

Micheane Alves - Esse período de Introdução Alimentar é super importante, pois é a fase que o bebê vai conhecer novos alimentos e que vai determinar seu estado nutricional lá na frente. Uma boa introdução alimentar com os alimentos adequados pode interferir positivamente no crescimento e desenvolvimento das crianças. Procure sempre um profissional especializado para te orientar da melhor forma possível.

Meu Catavento Colorido - Até o primeiro aninho, quais são os alimentos que devem e podem ser consumidos pelos bebês, além do leite materno?

Micheane Alves - O mais natural possível, frutas, legumes, verduras, cereais, grãos e proteínas! O que deve ser evitado: industrializados, alimentos rico em açúcares e sódio, embutidos, leite de vaca, mel, doces, refrigerante, café... A alimentação saudável começa desde cedo, desde a fase da alimentação complementar e que irá durar para a vida inteira, por isso, quanto mais natural e da terra, melhor!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL