Como contar histórias?



Os pais têm um papel de grande importância na promoção do hábito de ler das crianças desde a infância. Contar as histórias dos livros infantis pode servir aos pais como uma importante forma de interação com os pequenos. Mas, como cativar esse público? Como tornar a contação de histórias mais interessante? As autoras da coleção Faça Seu Mundo Melhor (falamos sobre a obra aqui no blog: http://www.meucataventocolorido.com/2016/07/faca-seu-mundo-melhor.html), com seis livros voltados para crianças de todas as idades, Roberta Ribeiro e Ruth de Souza listaram dicas para os pais contarem histórias aos filhos. Separamos algumas bem legais!
Crie um ambiente favorável: Os pais devem criar um ambiente agradável e acolhedor. Pode ser na sala de casa, na cama na hora de ir dormir, no carro na hora de levar a criança para a escola.
Envolva a criança na leitura: Cada pai tem seu jeito de contar a história. Uns sção mais expansivos e aproveitam os livros que trazem mais diálogos. É preciso conversar com a criança durante a leitura, perguntar o que ela compreendeu.
Não se prenda tanto ao texto: Pergunte à criança que personagem ela gostaria de ser. É provável que a criança e os pais saiam um pouco da história. Não é um problema. A interação é mais importante do que se ater ao texto que está sendo contado.

Use um personagem para assuntos delicados: Contar uma história fictícia envolvendo um personagem pode ajudar a criança a pensar em situações em que ela esteja vivendo. Por exemplo, se a criança está brigando muito na escola, os pais podem contar uma história sobre outro menino ou menina que briga com os colegas. A criança vai participando e criando a história, o que pode fazer para melhorar isso. Isso pode ajudar a resolver uma questão interna.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL