Hoje tem futebol

Você já levou as crianças ao estádio para assistirem um jogo de futebol “ao vivo  a cores”? Ainda não?! Tenho certeza que depois que você ler este livro, você vai ficar com vontade de se divertir com os pimpolhos assistindo a uma boa partida.

Da autoria de Carlos Cezar Veiga, o livro “Hoje tem futebol” foi enviado pela nossa parceira, a editora Roda & Cia, e conta a história do pequeno Luiz. Como toda criança, Luiz é super ansioso e se alguém promete alguma coisa para ele, pode esperar que ele vai lembrar, relembrar, pedir, falar, cobrar...

E foi o que ele fez. O papai prometeu que levaria o Luiz para o estádio e na manhã do dia tão esperado, o Luiz acordou cedo, muito cedo e correu logo para o quarto dos pais. Perto da cama, ele falou: “Pai! Pai! Acorda, pai! Tá na hora!”.

O pai, sonolento e cansado, acordou para saber o que o Luiz queria e, rapidamente, o Luiz o lembrou: “O jogo, pai, o jogo é hoje!”.

Mas o jogo não era aquele horário e sim no final da tarde. Como assim no final da tarde?! Teria que esperar tanto?

E o pior é que quando a gente espera tanto por alguma coisa, parece que o tempo não passa! Naquele dia, os tios e primos foram visitar a casa do Luiz, mas ele queria mesmo era ir conhecer o estádio, afinal desde as 6h que ele estava vestido com o uniforme do time do coração.

Quando chegou o final da tarde, pai e filho foram ao estádio, uniformizados e com bandeiras nas mãos. Fora do estádio tinha tanta, mas tanta gente e todos  gritavam os nomes dos seus times! O Luiz estava co um sorriso estampando de um canto ao outro do rosto.

As arquibancadas estavam lotadas e divididas entre os dois times que jogariam aquele dia. Cada vez que a torcida adversária grita, Luiz se levanta e grita mais forte ainda.

O jogo vai começar, o juiz apita e o coração do Luiz bate ainda mais forte. É muita emoção!
Bola para um lado, bola para o outro lado... ninguém faz gol! O primeiro tempo foi de apreensão. Logo após o intervalo de 15 minutos, os jogadores entram em campo novamente. Ninguém quer perder aquele jogo, o mais importante do campeonato! Quem ganhar será campeão!!

Após os 40 minutos de jogo, o placar ainda está em 0 x0. Não é possível, faltam apenas cinco minutos!!

De repente: PÊNALTI!. “É pênalti, pai?” – pergunta Luiz. “É sim, Luiz. O time adversário fez falta dentro da área e o juiz marcou” – reponde o papai.

Mas os jogadores correm na direção do árbitro para reclamar. Muita confusão! Cartões amarelos e um cartão vermelho. Um jogador foi expulso por ter feito uma falta grave e o time agora fica com apenas 10 jogadores. Mas um dos jogadores do time do Luiz vai bater o pênalti.

A bola está na marca e as duas torcidas esperam com o “coração na mão”. De repente é......... GOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL!!!!

Os torcedores explodem de alegria e Luiz não aguenta de tanta euforia!!!!!

Assim que o jogo acaba, o Luiz começa a observar  que a torcida adversária ficou muito triste com a derrota. As pessoas saem bem devagar do estádio, com a cabeça baixa, triste e decepcionada.

“Pai, é muito bom ganhar o jogo e ser campeão, não é mesmo? Mas deve ser muito triste quando o time da gente perde! Olhe para eles” – diz o menino, apontando para o outro lado da arquibancada.

“É sim, meu filho. É muito bom ser campeão. E não podemos nos esquecer nunca de que futebol se joga apenas dentro de campo. Os adversários não são inimigos. Quando acaba o jogo, os amigos, torcedores dos outros times, continuam nossos amigos. Agora, estão tristes, mas no próximo jogo tudo volta ao normal” – respondeu o papai.

Olhem que linda lição o pai ensinou ao Luiz!!


Aproveite a nossa dica de leitura e, se for possível, faça como o pai do Luiz e leve as suas crianças para assistirem a uma partida de futebol em um estádio. Tenho certeza que vai ser muito divertido!!

Título: Hoje tem futebol
Autor: Carlos Cezar Veiga
Ilustrações: Meri
Editora: Roda & Cia


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL