Cuidados com os dentes das crianças são fundamentais para uma vida mais saudável

Mayara Ferreira é cirurgiã-dentista e especialista em Odontopediatria
Cuidar e ensinar as crianças a cuidarem da saúde bucal é uma arte que os adultos precisam investir. Mas, investir? Sim, isso mesmo! O investimento, neste caso, além de ser referente à procura de um profissional, é também no que diz respeito ao tempo empregado na hora de escovar os dentes: com paciência, pais e mães podem mostrar aos filhos a necessidade da escovação e assim ajudá-los a reduzir o risco de cárie e de outras doenças.

Para falar sobre estes cuidados, a equipe do Meu Catavento Colorido entrevistou a cirurgiã-dentista e especialista em odontopediatra, Mayara Ferreira (Instagram: @tiamaydentista). Confira este bate-papo:

Meu Catavento Colorido - Qual o melhor método para realizar a escovação dos dentes das crianças pequenas? 

Mayara Ferreira - Crianças na primeira infância (0 a 2 anos) costumam ser bem resistentes quanto à escovação. Mesmo assim, o ideal é se manter firme quanto à necessidade na rotina da criança, para se tornar um hábito de higiene pessoal, como cortar as unhas e tomar banho, por exemplo. No geral, para as crianças de todas as idades, utilizar o “lúdico” também pode ajudar bastante: levar algum brinquedo pro banheiro, deixar que o(a) pequeno(a) escove os dentes do pai ou da mãe, mostrar vídeos e musiquinhas na internet, são algumas opções que funcionam.

Meu Catavento Colorido - Qual o problema mais encontrado nos dentes das crianças? 

Mayara Ferreira- Ainda é a cárie. Existem muitos mitos em torno dessa doença e uma falsa crença de que dente de leite não precisa ser cuidado.

Meu Catavento Colorido - No caso dos bebês que ainda não possuem dentes, quando e como deve ser realizada a higiene bucal? 

Mayara Ferreira- Em bebês pequenininhos, que não possuem dentes, a limpeza das gengivas deve ser feita com gaze ou um pano limpo e água filtrada, uma a duas vezes ao dia. 


Meu Catavento Colorido - Após saírem os primeiros dentes, quais devem ser os cuidados imediatos? 

Mayara Ferreira - Escovação eficiente, no mínimo, três vezes ao dia, com creme dental fluoretado. Este deve conter pelo menos 1100 ppm de flúor, informação que se encontra na embalagem do produto. Se a criança ainda não sabe cuspir: quantidade de 1 grão de arroz. Se a criança já sabe cuspir: quantidade de 1 grão de ervilha.

Meu Catavento Colorido - É comum a gengivite nas crianças? Caso seja, qual é o melhor caminho para realizar o tratamento?

Mayara Ferreira - Não é comum, por ser considerada “doença de adulto”. Nas crianças, a gengivite precisa ser tratada melhorando a quantidade e a qualidade da escovação, além da profilaxia inicial que é realizada no consultório para amenizar os sinais e sintomas da doença.

Meu Catavento Colorido - Qual a importância e quando deve ser a primeira consulta da criança com o odontopediatra? 

Mayara Ferreira- O Odontopediatra é capacitado para orientar os responsáveis sobre vários aspectos ligados à boca da criança: higiene bucal adequada, o que fazer em casa de queda/trauma dentário, prejuízos dos hábitos deletérios que perduram por muito tempo (chupeta, mamadeira, chupar dedo, roer as unhas), troca dos dentes de leite pelos permantes, entre outros. Por isso, quanto mais cedo acontecer essa visita, mais os pais estarão bem direcionados para manter a saúde bucal do seu filho em bom estado.

Meu Catavento Colorido - Que mensagem você gostaria de deixar para os pais e para as mães que estão preocupados com a saúde bucal das crianças? 

Mayara Ferreira - Todas as profissões tem suas especialidades e na odontologia não é diferente: o odontopediatra estuda tudo relacionado à saúde bucal infantil, inclusive os aspectos psicológicos do atendimento. O dentista já carrega o estigma de dor e medo... Isso pode e deve ser evitado, se a criança se adaptar a um profissional desde muito pequeno, com visitas rotineiras recheadas de carinho, brincadeiras e muita confiança. É uma relação que faz a diferença!

Fotos do arquivo de Mayara Ferreira, cedidas e autorizadas para publicação.






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL