Como cuidar dos cabelos das crianças?

 

A cabeleireira Graça de Sá alerta sobre cuidados


Quem cuida de crianças, geralmente tem inúmeras dúvidas quando o assunto é o cuidado com o cabelo infantil. E realmente ainda há pouca informação sobre esse universo. No entanto, é muito importante falar sobre esse assunto. Principalmente porque os cabelos dos pequenos são mais sensíveis e finos, exigindo procedimentos bem mais delicados do que os dos adultos.



Muitos, infelizmente, tratam os cabelos das crianças com o mesmo arsenal de produtos destinados à adultos. Alguns pais ou cuidadores recorrem a “tratamentos” transformadores, principalmente em cabelos crespos e cacheados. A terapeuta capilar Graça de Sá, cabeleireira há 35 anos,  afirma que isso é um erro. “O couro cabeludo da criança é mais sensível. A camada protetiva da pele ainda está em formação. Além disso, essa região é muito vascularizada e acaba absorvendo o produto químico que por sua vez pode causar alergias, ferimentos e intoxicação. Produtos para alisamento a base de amônia, hidróxidos e formol podem deixar o frágil cabelo infantil quebradiço e opaco. Também usar coloração pode causar danos, pois os produtos não têm segurança estabelecida para o uso em crianças. O ideal é esperar até os 12 anos”, afirma.



Crianças correm e brincam o tempo todo. O suor pode causar coceiras e oleosidade. Graça frisa a importância da lavagem diária ou pelo menos a cada dois dias. “Aproveite o momento da lavagem para desembaraçar os fios. Evite pentear o cabelo seco. Por serem fininhos, os fios tendem a embaraçar. Isso, além de incomodar a criança, poderá ocasionar a quebra. Para facilitar o pentear, use um creme específico ou leave-in. Esses finalizadores protegem o cabelo, minimizam o excesso de volume, alinham o frizz (aqueles fiozinhos mais rebeldes) e, se for o caso, definem os cachos”, aconselha.


Imagem de alexramos10 por Pixabay 


A oferta de produtos específicos para os fios infantis tem crescido no mercado. “Hoje, conseguimos encontrar boas marcas mesmo em farmácias e supermercados. Algumas linhas já são tradicionalmente conhecidas e confiáveis, como por exemplo a Johnson & Johnson, Turma da Mônica e os da marca Natura. O importante é que os produtos deverão ser testados dermatologicamente para o público infantil e possuir uma composição mais suave e pH equilibrado”, orienta.



Então, mamães e papais, basicamente, precisamos ficar de olho se o produto é desenvolvido para crianças, dermatologicamente testado, hipoalergênico e destinado para o tipo de cabelo da nossa criança!



*Graça de Sá é cabeleireira, especialista em colorimetria e terapia capilar.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL