Pets e crianças: quais os cuidados na escolha de um animalzinho de estimação?

 

Dra. Jaqueline Jorge


As crianças, em geral, sempre pedem para seus pais um animalzinho de estimação. Papais e mamães que tiveram os chamados pets na infância, relatam memórias inesquecíveis sobre seus bichinhos. Mas, no momento de escolher os melhores pets para as crianças, muitos pais têm dúvidas sobre determinadas raças, também sobre quais os animaizinhos mais dóceis e ideais para cada idade. Para esclarecer essas e outras dúvidas o Meu Catavento Colorido entrevistou Jaqueline Jorge, médica veterinária, Mestre em Defesa agropecuária e proprietária do Pet Elegance.







Meu Catavento Colorido: Quais os benefícios para as crianças vindos do convívio com animais de estimação?



Dra. Jaqueline Jorge: Existem inúmeras razões que revelam que é muito benéfico para as crianças o convívio com animais de estimação, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento infantil, quanto na prevenção de alterações do comportamento. A relação com o animal estimula o desenvolvimento emocional, o afeto, o companheirismo, a organização, a paciência e desenvolve melhor as habilidades sociais. Os animais são excelentes companheiros para as atividades físicas, diminuindo o risco de obesidade infantil e ansiedade. Uma das teorias para explicar isto, é a de que, ao acarinhar o animal de estimação, o corpo libera hormônios ligados ao estabelecimento de vínculos e há uma melhor resposta psicológica e fisiológica ao estresse. Este contato durante a infância, diminui o risco de adquirir asma e alergias, tendo em vista de que há o desenvolvimento do sistema imunológico nesta fase da vida. O contato diário com animais ajuda às crianças a controlar seus impulsos, combate a agressividade e eleva o bem estar. É muito marcante uma infância na qual existe a presença de um animal. Estas memórias afetivas perduram por toda vida. Crianças com transtornos físicos e neurológicos se beneficiam muito desse convívio.



Meu Catavento Colorido: Quais os cuidados que os pais devem ter na hora da escolha de um pet?



Dra. Jaqueline Jorge: Antes de levar para casa o novo membro da família, é preciso saber se aquele animal é o mais indicado para faixa etária do seu filho. As condições de saúde da criança, por exemplo, podem desaconselhar algumas espécies. Devem ser evitados pets que trocam pelagem periodicamente em casos de crianças alérgicas. Crianças muito pequenas não convivem bem com filhotes. Até os cinco anos de idade, os pets mais recomendados são aqueles que não permitem um contato físico tão intenso, como peixes, roedores, aves. O porte do animal também conta muito na escolha do novo integrante, tendo em vista de que se for de grande porte, o cão pode derrubar a criança em uma brincadeira, além disso, a criança não será capaz de conduzi-lo em um passeio. Deve-se destacar que, pelo menos até os sete anos, os pais devem supervisionar a interação entre crianças e animais.



Meu Catavento Colorido: Quais os pets mais indicados para crianças pequenas?



Dra. Jaqueline Jorge: Antes de adquirir um pet, pesquise bem sobre as espécies e raças que têm interesse. Converse com sua veterinária, ou veterinário, para esclarecer dúvidas sobre o comportamento e características de cada animal. Procure informações com pessoas que já criam aquela espécie. Não adote ou compre um animal apenas por impulso ou por achar determinada raça bonita sem entender suas especificidades. Para crianças pequenas e tranquilas, os melhores exemplares são os coelhos, gatos, pássaros, jabutis, calopsitas, hamsters. As raças de cães menores, como Poodle, Yorkshire, Maltez, Pinscher são as mais indicadas. Crianças mais agitadas, podem se dar melhor com cães de grande porte como Labrador, Golden Retriever, Border Collie, algumas raças de felinos que tem características mais independentes.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL