Um outro olhar: musicalização infantil amplia a percepção do mundo

Ajudar as crianças a desenvolverem o gosto pela música, mas também estimular a vivência artística, a expressão corporal, a inteligência, além da percepção visual, auditiva e tátil. Estes são alguns dos benefícios da musicalização infantil. Ao aprender a tocar um instrumento, o ritmo ou uma canção, os meninos e as meninas passam a ver o mundo com um olhar mais sensível.

Para falar sobre este assunto, a equipe do Meu Catavento Colorido entrevistou o pedagogo e especialista em Arte-educação, Maxwell Otton, que também cursa Licenciatura em Música. Confira este bate-papo:

Meu Catavento Colorido - O que é a musicalização infantil e qual a importância de se trabalhar a música na infância?

Maxwell Otton - A musicalização infantil é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento psíquico e motor dos educandos. Inserir, de forma lúdica, a criança desde cedo nesse universo sonoro é fomentar a compreensão dos elementos musicais como ritmo, melodia e harmonia.

Meu Catavento Colorido - De que forma a musicalização infantil contribui para o desenvolvimento das crianças, de modo especial no desenvolvimento intelectual? Além disso, como a música pode ser considerada instrumento importante na aprendizagem dos pequenos?

Maxwell Otton - A música proporciona o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento da lectoescrita, desenvolvimento psicomotor, para além de ajudar no processo de socialização dos educandos.

Meu Catavento Colorido - Qual a idade ideal para inserir as crianças no universo musical?

Maxwell Otton - Existem pesquisas que mostram que desde a fase uterina ou pré-natal as crianças respondem aos estímulos musicais. Acredito que, com o intuito de formar músicos ou musicistas, 5 anos é uma boa idade para começar.

Meu Catavento Colorido - Neste tempo de pandemia, é comum escutar pais e mães se queixando do estresse cada vez mais presente na vida das crianças. De que maneira a música pode ser aliada para diminuir o estresse nos meninos e nas meninas?

Maxwell Otton - A depender do grau de estresse, seria interessante experimentar Musicoterapia. A Musicoterapia ativa diversas regiões do cérebro; uma delas, o hipotálamo, que regula a temperatura e a ansiedade.

Meu Catavento Colorido - Que orientação você pode deixar para os adultos que ainda não conseguiram ver a música como meio eficaz no desenvolvimento das crianças?

Maxwell Otton - Buscar se informar sobre o assunto e incorporar uma diversidade musical à rotina das crianças, considerando a sua faixa etária.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL