Brincadeiras são fortes aliadas no desenvolvimento infantil


Brincar pode ser uma atividade muito mais importante do que pode parecer. Esconde-esconde, pular corda, amarelinha, pega-pega, jogos e demais brinquedos auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo, intelectual e até mesmo cultural dos meninos e das meninas. Para falar sobre a importância do brincar, a equipe do Meu Catavento Colorido entrevistou a pedagoga Maria Bernardete Cardoso Gomes. Confira este bate-papo:

Meu Catavento Colorido - Na educação infantil, qual a importância do brincar?

Professora Maria Bernardete - Ao brincar, a criança passa a desenvolver capacidades, como atenção, memória, imaginação, negociação, inteligência e criatividade. Elas também passam a conhecer a si próprias, iniciam e fortalecem amizades. A brincadeira proporciona às crianças o estabelecimento de regras e habilidades, principalmente quando a atividade acontece em grupo, proporcionando integração no meio social.

Meu Catavento Colorido - Brincar é coisa séria?

Professora Maria Bernardete - Sem dúvida. Mais do que diversão por pura diversão, a brincadeira estimula a criança, que passa a experimentar o mundo através da própria imaginação. Além disso, as brincadeiras ajudam a descobrir e analisar possibilidades, bem como organizar as emoções. É importante lembrar que algumas brincadeiras não só ajudam no desenvolvimento intelectual dos pequenos, como também no social, cognitivo, emocional, afetivo e físico. Brincar de pega-pega, pular corda ou simplesmente correr, são exemplos de brincadeiras que movimentam todo o corpo.

Meu Catavento Colorido - Podemos dizer que brincar é, também, uma forma de comunicação

Professora Maria Bernardete - Nós nos comunicamos o tempo todo, seja no falar, seja no silêncio. Isso também acontece durante a brincadeira. Através do lúdico, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo ao seu redor, através de trocas recíprocas que iniciam na infância e seguem por toda a vida.

Meu Catavento Colorido - Podemos dizer que há brincadeiras mais importantes do que outras

Professora Maria Bernardete - Todas as brincadeiras são importantes na vida das crianças. Contudo, algumas estimulam mais a aprendizagem e isso deve estar sob o olhar orientador dos pais e dos professores. Jogos, geralmente, são fortes aliados no desenvolvimento cognitivo, já que permitem que os pequenos criem e recriem a realidade utilizando, mesmo sem saber, sistemas simbólicos.

Meu Catavento Colorido - Que orientação sobre a importância do brincar a senhora pode dar aos adultos?

Professora Maria Bernardete - Deixem as crianças brincarem! Mesmo que seja dentro de casa, devido à pandemia, estimulem os meninos e as meninas, ensinem brincadeiras com as quais vocês, adultos, brincavam na infância, utilizem materiais recicláveis para fazer brinquedos, peguem aquele jogo que está no fundo do armário, montem o tabuleiro e chamem a criançada!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL