Uma amizade (im)possível

 



Na escola, costumamos aprender que os primeiros contatos entre indígenas e europeus no Brasil não se deram de uma forma tão amigável. Neste livro, porém, Lilia Moritz Schwarcz resolve mostrar outra face do nosso passado colonial: do encontro de algumas semelhanças e muitas diferenças entre os dois povos, nasce uma amizade que não é tão impossível quanto parece.



Pedro e Aukê têm a mesma idade e o mesmo tamanho do corpo e das mãos, embora suas vidas sejam muito diferentes: Aukê é um curumim tupinambá que não vê a hora de se juntar aos homens da tribo nas caçadas e batalhas através da floresta. enquanto Pedro é um portuguesinho recém-chegado à Terra de Santa Cruz, ansioso por explorar as praias e matas desconhecidas. 



Semelhanças e diferenças à parte, os dois meninos terão suas histórias cruzadas neste livro, ambientado no comecinho da história do Brasil, quando os primeiros contatos entre europeus e indígenas começavam a forjar a sociedade brasileira. Um rico glossário histórico-cultural ajudará o pequeno leitor a entender os desafios desse encontro, marcado pelo vermelho da tinta do pau-brasil e o sabor adocicado da cana-de-açúcar. Imperdível!



Livro: Uma amizade (im)possível


Autora: Lilia Moritz Schwarcz


Ilustrador: Spacca


Editora: Companhia das letrinhas




 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL