Estabelecer rotina é essencial para desenvolvimento infantil

 

Aloma usa o lúdico para estabelecer rotina familiar


Segundo estudos na área de psicologia, programar e estabelecer momentos para fazer as refeições, tomar banho, estudar, estar com a família e para brincar, é claro, auxilia na construção de uma relação familiar mais harmônica e saudável. Para a psicóloga Marízia Cruz, a criança nasce como um livro com todas as páginas em branco. “Essas páginas vão sendo escritas durante os primeiros sete anos, em que se forma a sua personalidade, gerada pelos relacionamentos, e pelo ambiente que traz elementos que ficam registrados por toda a vida. Cabe aos pais, cuidadores, e todos aqueles que convivem com as crianças, dar o contorno a essa “escrita” por estabelecer limites de uma forma lúdica e compreensível para a criança”, analisa.



Para a comunicóloga Aloma Brito, mãe de três filhos em idades diferentes, a rotina é algo essencial para qualquer pessoa. “Na vida de uma criança ou de um adolescente é importante uma organização mínima. Nesse contexto de pandemia, então, é imprescindível. A nossa família vem tentando manter a disciplina. Meus filhos, por exemplo, mesmo tendo aulas de forma virtual, assistem devidamente uniformizados, para que não se perca a referência da convivência em sala de aula com os colegas”, argumenta.



Rotina significa pensar em regularidades de horários e sequências de ações. No caso da comunicóloga, isso pode se tornar um desafio mais significativo. “Para nós, que temos filhos em idades distintas, um adolescente de 15 anos, um pré-adolescente de 11 e a caçula de 4, é um desafio. São necessidades diferentes, eles gostam de coisas diferentes, mas, mesmo nesse contexto, procuramos delegar responsabilidades. Todos têm participação na rotina da casa. A gente se diverte de maneira conjunta, mas as obrigações são coletivas também! Se uma lava, o outro enxuga e o outro guarda."



Aqui no Meu Catavento Colorido, sempre estimulamos o acesso a leitura. A psicologia aponta que os livros podem ser fonte de inspiração para que pais e filhos encontrem ajudas para a organização do seu dia a dia. Muitas obras infantis ajudam a visualizar conflitos nas rotinas familiares e apresentam, com narrativas sensíveis e belas ilustrações, diferentes soluções para o desenvolvimento de hábitos e rotinas. A leitura faz parte da nossa disciplina. Eu procuro incutir, desde a tenra infância, o gosto pela leitura. A leitura tem um papel importante no estabelecimento de relações, no comunicar, em ter referências positivas, argumentos”, conclui Aloma. 



Principalmente nos tempos em que vivemos, para as crianças, a repetição de tarefas, com horários definidos durante a semana como tomar banho, almoçar, jantar, entre outras, ajuda a oferecer mais estabilidade e conforto e ainda pode evitar comportamentos ansiosos. Não é uma tarefa fácil, mas é possível!

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL