Capoeira oferece inúmeros benefícios para as crianças

Alongar o corpo, ajudar na disciplina, melhorar os reflexos e ajudar na coordenação dos movimentos corporais. Estes são alguns dos inúmeros benefícios da capoeira, que, para quem não sabe, é uma expressão cultural que envolve música, dança, acrobacias e até mesmo artes marciais. Para iniciar, não há uma idade específica e quanto mais cedo, melhor.

Para falar sobre as maravilhas que a capoeira é capaz de fazer na vida das crianças, nós entrevistamos o contramestre Capacete, do grupo de capoeira São Bento. Confira este bate-papo:

Meu Catavento Colorido - Quais são os principais benefícios da capoeira para as crianças?

Contramestre Capacete - A capoeira trabalha a coordenação motora, trabalha a lateralidade, trabalha a inibição da criança e a musicalidade, entre muitos outros benefícios que a capoeira oferece para a criança.

Meu Catavento Colorido - Além de melhorar questões relacionadas à saúde física, de que forma a capoeira pode auxiliar na disciplina infantil?

Contramestre Capacete - Na minha opinião, a respeito da disciplina, isso varia da postura do seu professor. Se ele não sabe impor respeito para com seus alunos, o aluno também não vai saber o que é respeitar o próximo.

Meu Catavento Colorido - Como capoeirista, de que forma você observa os primeiros passos das crianças nesta expressão cultural?

Contramestre Capacete  - Eu vejo como uma coisa maravilhosa, afinal a capoeira é muito lúdica. O professor não tem que ensinar só capoeira para criança, ele tem que brincar de fazer capoeira, pois isso faz com que a criança, mesmo brincando, aprenda a respeitar, não só o professor mas também os colegas e seus pais.

Meu Catavento Colorido - Que mensagem você, enquanto capoeirista, pode deixar para os pais que ainda não se decidiram em inserir as crianças nessa expressão cultural?

Contramestre Capacete - Que os pais permitam que seus filhos pratiquem a capoeira e, com o tempo, eles vão ver o quanto a capoeira vai fazer bem. Além disso, se eles puderem praticar também, ajuda mais ainda na convivência, entre pais e filhos.

Meu Catavento Colorido - Que mensagem você deixa para as crianças que já mergulharam no mundo da capoeira?

Contramestre Capacete - A minha mensagem para as crianças é que elas não parem de praticar capoeira, respeitem sempre seus pais e seu mestre [professor de capoeira]. Também peço que elas se dediquem dediquem a aprender a tocar os instrumentos da capoeira, bem como na musicalidade, na perfeição de cada movimento, por que um capoeirista tem que ser completo, saber tocar, cantar, jogar e aprender o golpe mais importante da capoeira, que é a humildade.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL