Período do desfralde exige paciência e atenção dos adultos

Cada fase da vida de uma criança é um momento de descobertas não só para os pequenos, mas para toda a família. Uma destas fases acontece quando chega o momento de deixar de utilizar as fraldas. Para muitos papais e mamães este pode ser um período muito difícil, já que os meninos e meninas ainda não conseguem controlar o próprio corpo e acabam fazendo xixi por toda a casa, como se ainda estivessem utilizando as fraldinhas.

Quem viveu isso recentemente foi a psicopedagoga Maria da Glória Rocha. Mãe de dois meninos, um deles com 3 anos, no início de 2021 teve início o desafio: desfraldar o Gabriel. "Nós conversamos com ele, que ainda estava com 2 anos, que já estava na hora de começar a fazer xixi no vaso sanitário. No início foi difícil, mas depois ele começou a conseguir", afirma.

Para que o Gabriel desse os primeiros passos nessa nova etapa, mamãe e papai redobraram a atenção. "A todo momento perguntamos para ele: 'Gabriel, quer fazer xixi?'. Fizemos isso por vários dias, diversas vezes ao dia, até ele começar a nos avisar que estava com vontade de fazer xixi. Todas as vezes nós o acompanhávamos até o banheiro, até que percebemos que ele já estava indo sozinho. Porém, ainda o supervisionamos, para evitar que ele suba no vaso sanitário, por exemplo", comemorou a mamãe do Gabriel.

Para que a "separação" das fraldas acontecesse de maneira tranquila, desde que começou a andar, Gabriel foi estimulado a entender que precisava jogar as fraldinhas no lixo. "Quando a gente trocava a fralda dele, era ele mesmo quem já pegava e já jogava no lixo. Assim ele foi entendendo que a fralda não era parte dele, mas sim um objeto que precisava ir, aos poucos, se desfazendo", conta Maria da Glória.

Se você está passando por este período do desfralde do seu bebê, confira algumas dicas que a nossa equipe separou:

- Incentive a criança a ir ao banheiro e a utilizar o penico ou o vaso sanitário;

- Ofereça cueca (meninos) ou calcinha (meninas) confortáveis e com estampas coloridas e divertidas;

- Tenha uma estratégia. Normalmente, os papais e as mamães retiram a fralda durante o dia e deixam somente à noite;

- Deixe a criança com roupa fácil de tirar, de modo que ela comece a se desvestir sozinha;

- Converse com a criança todos os dias sobre esse assunto e tenha paciência. Não fique bravo caso ela faça xixi na roupa. Lembre-se que ela está aprendendo e todo aprendizado leva tempo.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL