Livres Livros: um projeto de amor e incentivo à leitura

 

Raíssa Martins / Foto: acervo Livres Livros

Um projeto que une a paixão pelos livros e a vontade de oferecer algo relevante para a sociedade: esse é o Livres Livros. A iniciativa começou em 2015 e minibibliotecas livres em forma de casinhas de madeira foram instaladas em espaços públicos se espalhando por diversos bairros de Salvador, e mais outras cidades. Cada casinha conta com a ajuda de voluntários, que se comprometem a mantê-la limpinha e organizada e também da população, que interage com ela, pegando um livrinho, deixando outro, lendo sozinho ou para uma criança.



 

Segundo os idealizadores, as casinhas são um marco físico do projeto, mas a iniciativa é bem mais ampla, pois integra pessoas, empresas e o poder público em um único propósito. Incentivar a leitura é o caminho para provocar as comunidades de maneira construtiva, convidando as pessoas a olharem para dentro de si e a buscarem seus sonhos, praticando a autorresponsabilidade. As pessoas podem pegar ou deixar livros. A troca é livre, sem burocracia ou exigências, baseada apenas na consciência e no valor de uma iniciativa como esta. O leitor pode pegar um livro em uma das casinhas e devolver em outra. O essencial é que ele leia e seja tocado pela ideia de fazer os livros circularem em bom estado. 



 

“Acreditamos que incentivar a leitura é um passo importante para a educação, por isso provocamos as pessoas a desejarem o conhecimento, através da literatura e de livros que convidem a sonhar”, argumenta Raissa Martins, escritora, empreendedora e fundadora do Livres Livros. O projeto Livres Livros tem como referência a Fundação Americana Little Free Library, que atua com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita: “Deixe um livro, Leve um livro".


Para conhecer mais sobre o Livres Livros: www.livreslivros.com.br.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quem Comenta!

Faça contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Divulgue o Catavento!!!

MEU CATAVENTO COLORIDO

Translate!

Números

MEU CATAVENTO COLORIDO - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL